Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A TORTO E A DIREITO

Pretendo que seja um blogue cheio de estórias rutilantes, ainda que às vezes embaciadas. No entanto, sagazes e transparentes, embora com reservas e alguma indecência à mistura. Todavia, honesto.

A TORTO E A DIREITO

Pretendo que seja um blogue cheio de estórias rutilantes, ainda que às vezes embaciadas. No entanto, sagazes e transparentes, embora com reservas e alguma indecência à mistura. Todavia, honesto.

22.10.21

O VENDEDOR DE ENCICLOPÉDIAS


João Brito

o vendedor de enciclopédias.jpg

Ele: «Bom; vamos lá saber uma coisa: se você diz que é grátis e eu não posso ficar com isso, em que pé é que ficamos? Ademais, andar a vender enciclopédias de porta a porta é algo que já caiu em desuso, homem!»
O outro sorriu novamente: «Ora, é exactamente aí que residem o interesse e as vantagens desta proposta e eu já estava a estranhar que uma pessoa de tão sólida formação como vossência não levantasse a questão. Primeiro porque, como disse e muito bem, já não se vendem enciclopédias como antigamente e há pessoas que, como vossência, sentem muitas saudades da época das enciclopédias e livros vendidos nas portas das suas casas. Segundo, e não menos importante, é que continuamos a valorizar esses sentimentos nostálgicos. Assim, tenho o enorme prazer de lhe apresentar esta magnífica "Enciclopédia Faça Você Mesmo" com 7398 páginas, profusamente ilustradas a 3 cores. Obra que lhe será entregue, inteiramente grátis, no momento em que vossência comprar este pequeno caderno de 25 folhas destacáveis, em formato A4, que, como pode verificar, se intitula "Terapia de Relaxe: Caderno de Colorir Anti-stresse"
Ela entreabriu um pouco mais a porta, receosamente:
«Não estamos interessados, já disse!» - e voltando-se para ele, fez notar:
«Mais a mais, você é daltónico!»
O outro interrompeu:
«Que isso não seja motivo de embaraço, minha senhora! Também, para esse caso, tenho a solução ideal: basta escolher o tipo exacto de caderno, em função da deficiência do seu esposo. Não deixe que o daltonismo o impeça de ser o feliz possuidor da "Enciclopédia Faça Você Mesmo ". Portanto, é com enorme satisfação que lhe apresento dois blocos distintos. Cada um tem exactamente 25 folhas A4, em papel cavalinho, e qualquer deles se adequa à dificuldade do seu marido em discriminar as cores.
Diga-me, então, o senhor: vossência padece de protanopia (não confundir com proctoscopia) ou é mais deuteranópico?»
Ele ajeitou a máscara:
«Olhe, aqui, meu amigo: eu tenho estado a ouvir a sua ladainha com toda a paciência, mas isso não lhe dá o direito de começar a ofender-me, certo?! Quero que isto fique bem claro!»
«Por amor de Deus! - fez o outro com ar obstrito - Vejo que vossência não está a par da terminologia científica destas coisas. O que eu pretendo saber, é se vossência é cego às cores vermelha ou verde, dado que disponho de alternativas para ambas as incapacidades e, conforme o seu caso, quando estiver a colorir, nem vai conseguir distinguir certas cores umas das outras (lógico).»
«Olhe, não sei que lhe diga...» - hesitou ele.
O outro:
«Não diga nada!... Aqui entre nós: se vossência não sabe, fique a saber que ainda tem direito a mais um brinde surpresa.»
Ela bateu o pé:
«Mas sei eu: vamos fechar imediatamente esta porta que já estou com os tímpanos em franja e não aguento mais o aranzel deste vendedor de banha da cobra!»
Moral da estória: mais vale vender por atacado e de atacado porque isto, apanha-se cada cliente-tipo que só visto!
A propósito, sabem quem foi John Dalton? Exactamente, foi ele que inventou o daltonismo sem saber como nem porquê! Estava a ver que não sabiam...